O Ballet Clássico me completa! Ananda Denardi Fernandes
Notícias

O Ballet Clássico me completa! Ananda Denardi Fernandes




Confira a entrevista exclusiva da professora de dança e ballet Ananda Denardi Fernandes, 29 anos, que leciona aulas de baby class, na Escola de Dança Karen Ibias Ballet.

Como e quando você começou na dança?

Iniciei meus estudos em dança com 6 anos, no Projeto de Dança da Escola Loureiro da Silva, sendo aluna da Professora Leta (Maria CelesteSpolaorEtges) por 8 anos. Sempre tive o sonho de ser bailarina e pude realizar grande parte dele nesse projeto lindo. Segui outros caminhos. E finalmente pude ser parte da primeira turma de dança da UFRGS, onde me graduei em 2015.

Qual seu estilo de dança?

Já vivenciei e experienciei diversos gêneros e estilos de dança. Mas me encontro no Ballet Clássico. É ele que me completa!

Faça um comentário sobre a Escola Karen Ibias Ballet.

Um lugar lindo, dirigido por uma pessoa extremamente generosa e acolhedora. Eu me sinto lisonjeada em fazer parte dessa Escola!

Pra você quais os principais benefícios da dança?

O bem-estar que a dança promove nas pessoas. Uma modalidade que unifica a beleza da arte a uma atividade física de alta intensidade. O prazer que ela proporciona a quem esta dançando.

O que é dança pra você?

Dança é parte de mim, dança é a forma como posso melhor contribuir para um mundo melhor. Dança é o meio que tenho de me doar ao mundo.

Atualmente está envolvida em algum projeto de dança?

Trabalho como professora em um projeto da Escola Monte Cristo, Projeto Ballet na Monte Cristo. Além de ser bailarina da Ayures Cia de Dança, que mistura a dança clássica com a dança do ventre.

Como é ser professora de dança? Lecionar para outras pessoas essa arte.

É complicado e ao mesmo tempo maravilhoso. Trabalho em escola regular com crianças que não estão acostumadas a sentir o corpo e movê-lo de diferentes formas. Nesse contexto vem o lado complicado: é complexo fazer mover, instigar o outro a querer mover. Mas da dificuldade emerge o lado maravilhoso, que é quando você se dedica ao aluno, provoca a necessidade do movimento e ele se rende aos encantos da dança. Isso é mágico e motivador!

Você acredita que existem bons espetáculos de dança atualmente?

Acredito que existam inúmeros espetáculos de muita qualidade e profissionalismo sendo produzidos no País e na nossa cidade. Há também aqueles que não cultivam uma base técnica muito apurada ou não trabalham com devido profissionalismo. Entretanto, a arte é algo tão amplo e acolhedor que permite encontrar pontos positivos em todos os trabalhos que assisto.

A arte da dança está evoluindo em nossa cidade?

Particularmente, em Porto Alegre, há uma crescente de companhias e grupos, o que é lindo e só contribui para o fomento das políticas e para as construções teórico-práticas na área.

Quais os benefícios do ballet para as crianças?

As aulas de ballet colaboram em vários aspectos do desenvolvimento infantil em todas as faixas etárias. Proporciona melhora da coordenação motora, aumenta a concentração e a memória, e amplia as noções de espaço e de localização. Contribui para flexibilidade, resistência, equilíbrio e reflexo muscular, além de corrigir e melhorar a postura. Estimula o desenvolvimento intelectual, expressividade, autoestima e sociabilidade.

Como acontecem as aulas de ballet infantil e baby class?

As aulas de Baby Class tem objetivo de explorar a criatividade, a expressão, a independência e o controle das habilidades motoras, além de estimular a imaginação e divertir as crianças. Para isso, são utilizadas movimentações mais livres e dinâmicas.

As aulas de Ballet Infantil são direcionadas a crianças a partir de sete anos e já exigem disciplina, musicalidade e domínio do seu corpo. As aulas seguem movimentos básicos com exercícios de barra e de centro, que têm como meta familiarizar as bailarinas com as nomenclaturas da técnica da dança clássica e introduzir os primeiros passos. Além de desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas, a postura do corpo e aprimorar o controle motor.

 




Página Inicial


Matriz: Rua Barão De Teffé, 157
Menino Deus - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3231.1496 - 8124.4850

Filial I: Rua Luiz De Camões, 372.
Santo Antônio - Porto Alegre - RS

Filial II: Av. Plínio Brasil Milano, 427.
Higienópolis - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3085.6002 - (51) 8124.5386

www.karenibiasballet.com.br
karenibiasballet@yahoo.com.br